Chicago é um filme musical cômico norte-americano dirigido e coreografado por Rob Marshall, com roteiro de Bill Condon. Foi lançado originalmente em 27 de dezembro de 2002 pela Miramax Films. Teve um orçamento de 40 milhões de dólares.
O filme explora tema do status de celebridade instantânea na cidade de Chicago da década de 1920. Dirigido e coreografado por Rob Marshall, e adaptado por Bill Condon, Chicago venceu seis prêmios Oscar em 2003, incluindo o de melhor filme do ano. Foi o primeiro musical a receber este prêmio desde Oliver!, de 1968.
Chicago ocupa a 12ª colocação na lista dos 25 maiores musicais do cinema americano, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.
Sinopse
As protagonistas do filme são as assassinas Velma Kelly e Roxie Hart. Velma é uma estrela de vaudeville cujo status de celebridade apenas aumenta após assassinar à sangue frio o marido adúltero e a irmã Veronica - a amante dele. Roxie é uma dona-de-casa que sonha em se tornar uma cantora famosa. Quando assassina seu amante Fred, que a enganou para poder manter relações sexuais com ela, é mandada para a penitenciária feminina onde conhece Velma.Roxie percebe que tem boas chances de ser condenada à pena capital. Então, por sugestão de "Mama" Morton, a supervisora da penitenciária, manda seu marido Amos, - que apesar de tudo ainda a ama -, contratar Billy Flynn, o melhor e mais famoso advogado de defesa de Chicago. Flynn promete a Roxie que fará dela uma celebridade e, assim sendo, ela será absolvida por um júri formado de pessoas que, assim como toda a cidade, a amará. Flynn manipula a imprensa e o público para que possam crer que Roxie está na cadeia por razões erradas e, assim sendo, o público passa a idolatrar Roxie e a acreditar que ela é uma garota boa que está mais do que arrependida com o que cometeu. Enquanto isso, Velma começa a ser esquecida por ambos, imprensa e público, o que a faz detestar Roxie. No entanto, Roxie também tem seu status de fama ameaçado quando uma nova assassina, uma herdeira chamada Kitty, que matou o marido e as duas amantes dele, entra em cena. Percebendo que seu status de celebridade estaria perdido ao menos que fizesse algo dramático para chamar a atenção da mídia, Roxie forja uma gravidez.
O promotor, que tem ambições de seguir a carreira política, promete que vai mandar Roxie para a forca, mas ela está munida de várias histórias falsas e da idolatria do público. Tudo corre bem, até que Velma é chamada para depor portando o diário de Roxie. Velma, cujo julgamento foi adiado indefinidamente, fez um acordo com a promotoria e consegue se safar de suas acusações. Numa jogada rápida, Flynn consegue convencer o júri da suposta inocência de Roxie. Mais tarde, Flynn revela à Roxie que precisou incriminá-la dando o diário dela à Velma, que também é sua cliente. Com o fim do julgamento, a fama de Roxie desaparece rapidamente, o que parece inexplicável para ela.
Sem sucesso, Roxie tenta uma carreira de cantora em vários bares locais. Em um deles, encontra Velma, que está disposta a dividir o palco com ela. Primeiramente, Roxie nega a oportunidade dizendo que não pode dividir o palco com uma pessoa que odeia, mas percebe que esta é sua única chance de readquirir seu status de celebridade. As duas acabam por fazer enorme sucesso.
Elenco
- Renée Zellweger .... Roxie Hart
- Catherine Zeta-Jones .... Velma Kelly
- Richard Gere .... Billy Flinn
- John C. Reilly .... Amos Hart
- Queen Latifah .... "Mama" Morton
- Taye Diggs .... líder da banda
- Dominic West .... Fred Casely
- Colm Feore .... promotor Harrison
- Christine Baranski .... Mary Sunshine
- Mýa Harrison .... Mona
- Lucy Liu .... Kitty
- Jayne Eastwood .... Sra. Borusewicz
- Chita Rivera .... Nickie
- Susan Misner .... Liz
- Denise Faye .... Annie
- Deidre Goodwin .... June
- Ekaterina Chtchelkanova .... Hunyak
Recepção
Crítica
Chicago foi muito bem recebido pela crítica especializada. De acordo com o site Rotten Tomatoes, de cada 10 críticas que o filme recebeu, 8,7 foram favoráveis. De acordo com as críticas do que o site define como os melhores comentaristas de cinema, 9,2 em cada 10 foram favoráveis.Já de acordo com o Metacritic, de cada 10 críticas, 8,2 eram favoráveis.O filme foi aclamado por vários críticos de jornais famosos. De acordo com Desson Thomson, do Washington Post, é "o musical mais emocionante, inteligente e excitante desde Cabaret". De acordo com Jonathan Foreman do New York Post, o filme é melhor do que o musical que o deu origem. Já para Wesley Morris do Boston Globe, é apenas um pouco mais simpático e gentil do que o musical.
Público
Além de ter sido bem recebido pela crítica, Chicago também foi muito bem recebido pelo público. O filme, que custou 45 milhões de dólares para ser produzido, arrecadou mais de trezentos milhões nas bilheterias de todo o mundo.Isso significa que seu lucro foi cerca de quatro vezes maior que seu custo. De acordo com o website Box Office Mojo, Chicago é o segundo musical com a maior bilheteria de todos os tempos, perdendo apenas para Grease de 1978 .Canções
Interpretadas pelos próprios atores e escritas por John Kander (música) e Fred Ebb (letra):- All That Jazz - Velma Kelly
- Funny Honey - Roxie Hart
- When You're Good to Mama - "Mama" Morton
- Cell Block Tango - Velma Kelly, Mona, Liz, Annie, June e Hunyak
- All I Care About - Billy Flynn
- We Both Reached for the Gun - Billy Flynn e Mary Sunshine
- Roxie - Roxie Hart
- I Can't Do It Alone - Velma Kelly
- Mister Cellophane - Amos Hart
- Razzle Dazzle - Billy Flynn
- Class (*) - Velma Kelly e "Mama" Morton
- Nowadays - Roxie Hart
- Nowadays / Hot Honey Rag - Roxie Hart e Velma Kelly
- I Move On (**) - Roxie Hart e Velma Kelly
(**) Canção escrita especificamente para o filme, ou seja, não incluída no musical da Broadway.
Nenhum comentário:
Postar um comentário