29/12/2010

300




300 é um filme americano baseado na banda desenhada (história em quadrinhos) homónima de Frank Miller sobre a Batalha das Termópilas. Trata-se de um filme com vários estilos cinematográficos evidenciando-se a animação ao estilo de uma banda desenhada. Grande parte do filme foi realizado com Chroma key.
Filmando com cenas 3D, o filme teve um orçamento de 70 milhões de dólares, e estreou nos cinemas americanos a 9 de Março de 2007, no Brasil a 30 de Março e em Portugal a 5 de Abril de 2007.
300 passa a imagem da liberdade dos gregos antigos e de como era importante a união e a garra, para que um pequeno exército de 300 homens pudesse enfrentar dezenas de milhares de guerreiros do Império Persa.





O filme começa com um orador espartano a contar a vida do jovem rei Leónidas I, revelando também o rigor e a disciplina a que foi submetido durante a sua infância. Aos sete anos, é tirado da sua mãe para iniciar a Agogê - um período de privações a que todos os cidadãos de Esparta são submetidos.
Passados trinta anos, o orador conta que um mensageiro persa chega a Esparta e comunica-lhe o desejo de Xerxes em dominar a região - através de um pedido aparentemente inocente de "terra e água". Leónidas, ofendido com tal mensagem, mata toda a comitiva persa e decide começar uma guerra com Xerxes. Como Esparta estava a celebrar a festa religiosa da Carneia, Leónidas não poderia entrar em guerra, então ele pega 300 homens de sua guarda pessoal e diz que vai dar um passeio - e marcha ao encontro dos invasores persas.

Principais prêmios e indicações

300 recebeu vinte e sete indicações e conquistou nove prêmios. Em 2007, o filme recebeu o prêmio de "Efeitos Visuais" no Taurus World Stunt Awards, no Satellite Awards e também no Phoenix Film Critics Society Awards. Ainda em 2007 recebeu o prêmio de "Melhor filme de Hollywood" no Hollywood Film Festival. Foi indicado a cinco categorias do MTV Movie Awards 2007 de 2007, nas categorias de "Melhor filme", "Melhor desempenho (Gerard Butler)", "Melhor revelação (Lena Headey)", "Melhor vilão (Rodrigo Santoro)" e "Melhor luta (Gerard Butler contra o gigante)", tendo ganho a última..O trailer também foi premiado no Golden Trailer Awards e a trilha sonora recebeu a premiação no BMI Film e TV Awards.
Em 2008 o filme recebeu da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films dois prêmios: "Melhor filme de ação e aventura" e "Melhor direção". Recebeu ainda a premiação de "Melhor luta no Saturn World Stunt Awards".

CURIOSIDADES

  • Frank Miller inspirou-se na verdadeira Batalha de Termópilas, ocorrida na Grécia, para escrever Os 300 de Esparta. Miller conheceu a história após assistir ao filme Os 300 de Esparta (1962), quando ainda era criança.
  • Sienna Miller e Silvia Colloca foram creditadas para interpretar a rainha Gorgo, mas o papel foi finalmente atribuído a Lena Headey.
  • Frank Miller e Zach Snyder fizeram algumas alterações em relação às imagens de Os 300 de Esparta, de forma que as cenas de ação pudessem ficar mais visualmentes atraentes.
  • As filmagens duraram 60 dias.
  • O filme foi um tremendo sucesso em certos países da Europa. No Brasil também fez sucesso por causa das cenas de luta e do ator brasileiro Rodrigo Santoro.
  • A frase This Is Sparta! ganhou um estrondoso sucesso na Internet.
TRILHA SONORA


1. To Victory
2. The Agoge
3. The Wolf
4. Returns A King
5. Submission
6. The Ephors
7. Cursed By Beauty
8. What Must A King Do?
9. Goodbye My Love
10. No Sleep Tonight
11. Tree Of The Dead
12. The Hot Gates
13. Fight In The Shade
14. Come And Get Them
15. No Mercy
16. Immortals Battle
17. Fever Dream
18. Xerxes' Tent
19. Tonight We Dine In Hell
20. The Council Chamber
21. Xerxes' Final Offer
22. A God King Bleeds
23. Glory
24. Message For The Queen
25. Remember Us

Nenhum comentário:

Postar um comentário