05/02/2011

72 HORAS



John Brennan (Russell Crowe) é um professor universitário que leva uma vida perfeita, até sua esposa Lara (Elizabeth Banks) ser acusada de ter cometido um crime brutal. Ela jura que não é a autora do crime. Após três anos de recursos judiciais sem sucesso, John percebe que o único meio de ter sua esposa de volta será tirando-a da prisão. Ele tem apenas 72 horas para elaborar o plano e executá-lo.

Desde a primeira cena, o roteirista e diretor Paul Haggis (Crash - No Limite) carrega seu novo filme de tensão. 72 Horas (The Next Three Days, 2010), refilmagem do francês Pour Elle, começa com uma acalorada discussão que serve para mostrar como John (Russel Crowe) e Lara (Elizabeth Banks) são unidos e apaixonados.



Fãs da série de TV Prison Break vão poder fazer paralelos com a aventura dos irmãos Michael Scofield e Lincoln Burrows, mas o filme de Haggis é muito mais carregado no suspense do que na aventura. No papel do homem comum que toma atitudes extremas, Russel Crowe vai afundando seu personagem em um estado de depressão e desespero, curvando-o para dentro de si mesmo, procurando formas de agir antes que seja tarde demais.
Usando o que tem à mão, John recorre à internet para aprender a arrombar carros e abrir fechaduras, e consegue conversar com um ex-prisioneiro (Liam Neeson) que escapou inúmeras vezes da prisão e lhe dá dicas do que vai ter de enfrentar. É um caminho sem volta e é preciso estar disposto a empurrar ou até mesmo matar quem está entre o caminho que separa a prisão da liberdade, aprende. É uma missão suicida, que deve ser muito bem planejada e ter até as improvisações friamente calculadas.
A forma como John vai montando seu quebra-cabeças e passa a vê-lo se desmantelando na sua frente pode lembrar outro papel de Crowe, Uma Mente Brilhante, que, embora seja interpretado de forma igualmente envolvente, não possui a mesma profundidade. Os labirintos na mente de John são as rotas de fuga que ele precisa imaginar para conseguir alcançar seu objetivo final.
A troca da dramaticidade do início pela correria do último ato deve prender na cadeira o público esperançoso por um final feliz. Mas a questão sugestionada por Haggis, na verdade, é outra: ao ver o marido se arriscando e colocando em risco sua própria vida e a de seu filho, será que Lara voltará a amá-lo como antes?

TRILHA SONORA:


1. Prologue
2. A Way In
3. What Shes Lost
4. Pittsburghs Tough
5. Blood Stain
6. Same Old Trick
7. Don Quixote
8. All Is Lost
9. A Promise
10. Thats OK
11. Its On
12. The Evidence
13. Last Three Months
14. The Bump Key
15. A Warning
16. Breakout
17. Touch
18. Reunion
19. The Switch
20. Theyre Off
21. Got Em
22. The Truth
23. The Aftermath
24. Mistake (Moby)
25. Be The One (Moby)





Nenhum comentário:

Postar um comentário