08/07/2010

CREPÚSCULO





Twilight (Crepúsculo) é um filme de romance/fantasia de 2008, dirigido por Catherine Hardwicke, adaptado do primeiro livro da série homônima de Stephenie Meyer por Melissa Rosenberg. O filme estrela Kristen Stewart como Isabella Swan, uma garota que se apaixona por Edward Cullen, um vampiro interpretado por Robert Pattinson.
O projeto esteve em desenvolvimento por cerca de três anos na Paramount Pictures antes de ter sido colocado em pré-produção pela Summit Entertainment. A filmagem do filme, feita principalmente em Washington e Oregon, terminou a 2 de Maio de 2008, tendo o mesmo estreado em 21 de Novembro nos Estados Unidos, onde arrecadou 35,7 milhões de dólares no dia de estréia,4 de Dezembro em Portugal e 19 de Dezembro no Brasil.Arrecadou 408.773.703 de dólares mundialmente em bilheteria e 191.062.383 de dólares com a venda de DVDs na América do Norte.A trilha sonora do filme foi lançada em 4 de Novembro de 2008.

ENREDO

Isabella Swan, de 17 anos, nunca havia vivido grandes emoções na sua vida. Sendo uma jovem extremamente responsável, tímida e introspectiva, decide mudar-se da ensolarada cidade de Phoenix, onde morava com a sua mãe (Renée) e o novo marido dela (Phil), devido ao estado apreensivo desta, para a pequena e chuvosa cidade de Forks (apesar de a detestar), onde viveria com o seu pai, Charlie, o chefe da polícia local.
No primeiro dia de aulas na sua nova escola, Bella, como gostava de ser tratada, depara-se com cinco jovens de uma beleza sobre-humana no refeitório: Edward, Alice, Emmett, Rosalie e Jasper (todos membros da família Cullen). Mais tarde, na aula de Biologia, ela conhece Edward Cullen, que parece profundamente irritado com sua presença - sem razão aparente - e que tenta, inclusive, mudar o seu horário de aulas para não ter que conviver com ela.
Depois de Jacob Black (um indígena quileute de uma família amiga de seu pai) lhe contar algumas lendas e histórias locais e de Bella pesquisar na internet, ela acaba por descobrir que os Cullen são uma família de vampiros. No entanto, como Edward lhe conta mais tarde, estes não se alimentam de sangue humano, apenas do sangue de animais, sendo considerados "vegetarianos" no seu meio.
A partir destas descobertas, Bella entra num mundo totalmente novo para si, pois, ao apaixonar-se por Edward, acaba por enfrentar perigos consideráveis, principalmente quando do aparecimento de James, um vampiro rastreador, que se alimenta de sangue humano e que se sente profundamente atraído pelo seu odor. James nota como Edward protege Bella, e isso faz deste o mais interessante de todos os jogos para ele.
Edward e sua família se esforçam para proteger Bella, mas James acaba convencendo-a de que capturou sua mãe e fazendo com que ela vá se encontrar com ele em um estúdio de balé que frequentava quando criança. James ataca e morde Bella, mas Edward e o resto da família Culllen chegam antes que ele possa matá-la. James é destruído e Edward suga o veneno que havia no sangue de Bella, impedindo que ela se torne uma vampira. Por estar muito machucada, Bella passa algum tempo em um hospital. Depois que ela é liberada, eles voltam para Forks. Os dois vão para o baile de primavera da escola e ela expressa para Edward seu desejo de se tornar vampira, para que possam permancecer juntos para sempre, pois ela o ama incondicionalmente e vice-versa. Sem o conhecimento dos dois, Victoria - ex-parceira de James - observa-os, pronta para vingar a morte dele.


Música

O score foi composto por Carter Burwell, com o resto da trilha sonora escolhida por Alexandra Patsavas. Meyer foi consultada sobre a trilha, que inclui Muse e Linkin Park, bandas que ela escutava enquanto escrevia os livros da série.[64][65] Twilight: Original Motion Picture Soundtrack foi lançado em 4 de Novembro pela Chop Shop Records em conjunto com a Atlantic Records e o Twilight: The Score em 9 de Dezembro de 2008.

Crítica

A recepção da crítica para Crepúsculo foi geralmente mista ou média. Baseado em 187 críticas recolhidas pela Rotten Tomatoes, a partir de 21 de Dezembro de 2008, o filme recebeu uma classificação global de aprovação de 50%, com uma média ponderada de 5.5/10. Segundo o site, o consenso entre os críticos é que o filme "irá agradar aos devotados fãs, mas faz pouco aos não iniciados."Por comparação, Metacritic, que atribui uma avaliação normalizada em 100 a partir de comentários críticos, calculou uma pontuação média de 56, através de 36 de opiniões recolhidas.Crepúsculo é o 32° filme mais bem avaliado da história perante o público com uma média ponderada de 7.84/10, no The Numbers,e com uma média 9.41, o mais avaliado entre os menores de 18 anos.
O crítico Armond White do New York Press chamou o filme de "um genuino clássico pop".Will Lawrence, da Empire, deu ao filme quatro de um total de cinco estrelas, dizendo que "a diretora [Hardwicke], é claro, entende do público adolescente e criou um dos mais belos filmes do ano".Já no USA Today, Claudia Puig escreveu que "apesar do questionável elenco, representação desajeitada, diálogo absurdo e verdadeiramente terrível maquiagem, é provável que nada faça as garotas pararem de lotar essa adaptação barata do popular romance de Stephenie Meyer".Em sua crítica no Los Angeles Times, Kenneth Turan afirmou que "Twilight é sem vergonha nenhuma um romance. Toda a história é a própria estupidez desse lado, na intenção de transmitir a magia do encontro com uma pessoa especial que você vinha esperando. Talvez seja possível ter 13 anos e ser do sexo feminino por algumas horas depois de tudo".A Entertainment Weekly deu ao filme uma avaliação "B", com Owen Gleiberman elogiando a direção de Hardwicke: "Ela reconstruiu o romance de Meyer com nuvens de humor em um céu tempestuoso, ondulando hormônios, e sem dar importância aos efeitos visuais"

Sequências

Em 22 de Novembro de 2008, foi confirmada a sequência de Crepúsculo pela Summit Entertainment.O novo filme, baseado em Lua Nova (segundo livro da série), foi dirigido por Chris Weitz.Assim como no primeiro filme, Melissa Rosenberg escreveu o roteiro. Lua Nova foi lançado no dia 20 de Novembro de 2009.
A Summit Entertainment também já adquiriu os direitos para produzir as adaptações dos dois últimos livros da série, Eclipse, que foi lançada em 30 de Junho de 2010,e Amanhecer, que será dividida em duas partes

TRILHA SONORA

1. Supermassive Black Hole
2. Decode
3. Full Moon
4. Leave Out All the Rest
5. Go All the Way
6. Tremble for My Beloved
7. I Caught Myself
8. Eyes on Fire
9. Never Think
10. Flightless Bird, American Mouth
11. Let Me Sign
12. La Traviata
13. Claire de Lune
14. 15 Step
15. The Cat's Meow
16. Nature within Us



Nenhum comentário:

Postar um comentário