Shrek é um filme criado em computação gráfica baseado em um conto homônimo. O filme foi distribuído pelo estúdio DreamWorks.
ENREDO
Shrek é um ogro que vivia feliz e sozinho num pântano, em meio à floresta, em uma terra chamada Duloc. Repentinamente, ele vê sua solidão ameaçada quando o governante de Duloc, Lord Farquaad, decide expulsar todas as criaturas mágicas para floresta. Shrek fica muito irritado e oferece um acordo com Lord Farquaad: ele iria buscar a mulher dos sonhos de Lord Farquaad, a princesa Fiona, que vivia adormecida, aprisionada num castelo guardada por um dragão, e Farquaad tiraria todas as criaturas mágicas da floresta, devolvendo o sossego de seu pântano.
Shrek parte em sua missão, acompanhado por um burro falante, que se une a ele por gratidão, pois Shrek teria salvo a sua vida. Os dois conseguem libertar a princesa mas, no caminho de volta a Duloc, quando os dois começam a se conhecer melhor, acabam por se apaixonarem um pelo outro, e Shrek tenta impedi-la de se casar com Lord Farquaad. No final da disputa entre os dois, Shrek vence, se casa com a princesa.
Este filme é baseado em um livro de William Steig (1990). A versão original conta com as vozes de Eddie Murphy (burro), John Lithgow (Lord Farquaad), Mike Myers (Shrek) e Cameron Diaz (Princesa Fiona).
Piadas e Paródias
O filme teve grande destaque por ter um humor inovador e se utilizar de paródias com artistas famosos e clássicos de contos de fadas. Esta é uma pequena lista de algumas paródias que podem ser identificadas no filme:- No quarto de Farquaad, atrás de sua cama, existem alguns quadros com a imagem do personagem. Um deles mostra Farquaad saindo do oceano, numa paródia do quadro de Botticelli "O Nascimento de Vênus".
- A cena em que Fiona, acidentalmente, mata um passáro, ao cantar em um tom extramamente alto, é uma paródia do clássico da Disney "A Branca de Neve".
- Na cena em que Fiona luta com Robin Hood, em alguns golpes, ela salta e fica parada no ar, com a imagem congelada. A câmera se movimenta ao redor dela, mostrando a imagem em todos os ângulos, numa clara refêrencia ao filme Matrix. Além disso ela usa golpes semelhantes aos do filme As Panteras, no qual Cameron Diaz, que dá voz a Fiona na versão original de Shrek, era uma das atrizes.
- O castelo de Duloc é uma paródia a Disneylândia.
- No final do filme, o homem-biscoito aparece apoiado numa muleta, e diz: "Deus abençoe a todos". Isso é uma paródia de um trecho do livro de Charles Dickens, Um Conto De Natal.
- O filme ainda faz referência a diversos contos de fadas e clássicos, como "Os Três Porquinhos", "Robin Hood", "Pinóquio", entre outros...
Sequências
Filmes
- Shrek 2 - Sequência do primeiro filme, foi lançado mundialmente em 19 de Maio de 2004. Famoso por bater rapidamente o recorde de bilheteria do filme da Disney: Procurando Nemo.
- Shrek the Third - A Terceira aventura de Shrek foi anunciada em Junho de 2004, e foi lançada no dia 18 de Maio de 2007.
- Shrek Forever After - O quarto filme da série tem lançamento previsto para 05 de julho de 2010.
Spin-offs
- Shrek 4-D - Um filme curta-metragem de 15 minutos sobre quando Shrek e Fiona encontraram na sua lua de mel com o fantasma de Farquaad. O filme foi atração do parque da Universal, e depois foi lançado em uma edição especial em DVD (comercializado no Brasil com o nome Shrek 3D, junto com óculos 3D).
- Shrek the Halls - Um filme curta-metragem sobre o natal de Shrek, Fiona e cia. Lançado em 24 de Dezembro de 2007.
- Gato de Botas: A História de um matador de ogros - Filme curta-metragem que será lançado com o Gato de Botas como protagonista.
TRILHA SONORA
- "Stay Home" - Self
- "I'm a Believer" - Smash Mouth
- "Like Wow!" - Leslie Carter
- "It Is You (I Have Loved)" - Dana Glover
- "Best Years of Our Lives" - Baha Men
- "Bad Reputation " - Halfcocked
- "My Beloved Monster" - Eels
- "You Belong to Me" - Jason Wade
- "All Star" - Smash Mouth
- "Hallelujah" - Rufus Wainwright
- "I'm on My Way" - The Proclaimers
- "I'm a Believer (reprise)" - Eddie Murphy
- "True Love's First Kiss" - John Powell
Nenhum comentário:
Postar um comentário