08/07/2010

SHREK





Shrek é um filme criado em computação gráfica baseado em um conto homônimo. O filme foi distribuído pelo estúdio DreamWorks.

ENREDO

Shrek é um ogro que vivia feliz e sozinho num pântano, em meio à floresta, em uma terra chamada Duloc. Repentinamente, ele vê sua solidão ameaçada quando o governante de Duloc, Lord Farquaad, decide expulsar todas as criaturas mágicas para floresta. Shrek fica muito irritado e oferece um acordo com Lord Farquaad: ele iria buscar a mulher dos sonhos de Lord Farquaad, a princesa Fiona, que vivia adormecida, aprisionada num castelo guardada por um dragão, e Farquaad tiraria todas as criaturas mágicas da floresta, devolvendo o sossego de seu pântano.
Shrek parte em sua missão, acompanhado por um burro falante, que se une a ele por gratidão, pois Shrek teria salvo a sua vida. Os dois conseguem libertar a princesa mas, no caminho de volta a Duloc, quando os dois começam a se conhecer melhor, acabam por se apaixonarem um pelo outro, e Shrek tenta impedi-la de se casar com Lord Farquaad. No final da disputa entre os dois, Shrek vence, se casa com a princesa.
Este filme é baseado em um livro de William Steig (1990). A versão original conta com as vozes de Eddie Murphy (burro), John Lithgow (Lord Farquaad), Mike Myers (Shrek) e Cameron Diaz (Princesa Fiona).



Piadas e Paródias

O filme teve grande destaque por ter um humor inovador e se utilizar de paródias com artistas famosos e clássicos de contos de fadas. Esta é uma pequena lista de algumas paródias que podem ser identificadas no filme:
  • No quarto de Farquaad, atrás de sua cama, existem alguns quadros com a imagem do personagem. Um deles mostra Farquaad saindo do oceano, numa paródia do quadro de Botticelli "O Nascimento de Vênus".
  • A cena em que Fiona, acidentalmente, mata um passáro, ao cantar em um tom extramamente alto, é uma paródia do clássico da Disney "A Branca de Neve".
  • Na cena em que Fiona luta com Robin Hood, em alguns golpes, ela salta e fica parada no ar, com a imagem congelada. A câmera se movimenta ao redor dela, mostrando a imagem em todos os ângulos, numa clara refêrencia ao filme Matrix. Além disso ela usa golpes semelhantes aos do filme As Panteras, no qual Cameron Diaz, que dá voz a Fiona na versão original de Shrek, era uma das atrizes.
  • O castelo de Duloc é uma paródia a Disneylândia.
  • No final do filme, o homem-biscoito aparece apoiado numa muleta, e diz: "Deus abençoe a todos". Isso é uma paródia de um trecho do livro de Charles Dickens, Um Conto De Natal.
  • O filme ainda faz referência a diversos contos de fadas e clássicos, como "Os Três Porquinhos", "Robin Hood", "Pinóquio", entre outros...

Sequências

Filmes

Shrek Forever After foi confirmado como o útimo filme da franquia

Spin-offs



TRILHA SONORA

  1. "Stay Home" - Self
  2. "I'm a Believer" - Smash Mouth
  3. "Like Wow!" - Leslie Carter
  4. "It Is You (I Have Loved)" - Dana Glover
  5. "Best Years of Our Lives" - Baha Men
  6. "Bad Reputation " - Halfcocked
  7. "My Beloved Monster" - Eels
  8. "You Belong to Me" - Jason Wade
  9. "All Star" - Smash Mouth
  10. "Hallelujah" - Rufus Wainwright
  11. "I'm on My Way" - The Proclaimers
  12. "I'm a Believer (reprise)" - Eddie Murphy
  13. "True Love's First Kiss" - John Powell

Nenhum comentário:

Postar um comentário