22/07/2011

CAPITÃO AMÉRICA



Capitão América (Captain America, em inglês), é o alter ego de Steve Rogers, um personagem de HQ (história em quadrinhos) da Marvel Comics. Foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, apareceu pela primeira vez em Captain America Comics #1 (Março de 1941).
O Capitão América foi o maior de uma onda de super-heróis surgidos sob a bandeira do patriotismo estadunidense, que foram apresentados ao mundo pelas companhias de histórias em quadrinhos, durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Ao lado de seu parceiro Bucky, o Capitão América enfrentou as hordas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas o herói caiu na obscuridade após o fim dos conflitos.






História

A história do Capitão América se baseia em um fraco e esquelético rapaz, que deseja de qualquer forma participar dos esforços estadunidenses para vencer a guerra. Ao ter seu alistamento recusado por sua saúde debilitada, ele deixa claro estar disposto a fazer qualquer coisa para ajudar na guerra. Esse "qualquer coisa" é tão literal que ele se torna parte de um experimento para a criação de soldados superiores em tudo: o "projeto supersoldado", que consistia em um soro especial e a radiação de raios gerando um crescimento físico geral, tornando um ser debilitado como Steve Rogers em um superatleta musculoso, forte, veloz e ágil. Contudo, como na equipe do projeto havia um agente duplo a serviço de Hitler, o cientista que criou o "soro do supersoldado" é morto por esse agente. Como não havia registro escrito da fórmula, essa se perdeu junto com a vida do cientista e Steve Rogers acaba se tornando o único daquilo que deveria ser um exército de supersoldados.
Em 1964, a Marvel reviveu o Capitão América ao revelar que ele tinha caído de um avião experimental no Atlântico Norte nos últimos dias da guerra e que passou as últimas décadas congelado, num estado de morte aparente ("suspended animation"). O herói ressurgiu com uma nova geração de leitores como o líder de um grupo de super-heróis conhecido como os Vingadores e em novas histórias sólo.
Suas primeiras histórias solo foram lançadas na revista Tales of Suspense, dividindo as páginas com aventuras do Homem de Ferro. Nelas, a dupla Lee/Kirby procuraram justificar um super-herói sem poderes, apresentando o Capitão como "o maior lutador do mundo", enfrentando vilões representantes de modalidades de lutas como o Sumô ou o francês Savate (Batroc). Mas seus inimigos frequentes eram os nazistas e os neo nazistas, como o Caveira Vermelha e a H.I.D.R.A. Também havia aventuras em que ele se ligou a agência de espiões S.H.I.E.L.D, que enfrentava inimigos tecnológicos como Modok e a I.M.A. Nos anos 1970 enfrentou o Império Secreto, uma organização racista inspirada na Ku Klux Klan, num arco de história em que os X-Men e vários mutantes foram caçados e capturados pelos criminosos. Também nessa época iniciou sua parceria com o super-herói Falcão Negro. Mais tarde enfrentaria a Força Nacional, outra organização racista e ultraconservadora. Nesse confronto seria dado como morta sua namorada e agente secreta Sharon Carter (Agente 13).
Apesar da reformulação dos anos 1960, foram feitas novas aventuras ambientadas na época da II Guerra, quando seu parceiro era o garoto James Buchanan Barnes, vulgo Bucky. Ambos e mais Namor e outros heróis menos conhecidos dos anos 1940 formaram o super-grupo Os Invasores.

O Escudo

O escudo do Capitão América.
A única arma do Capitão América é seu escudo, usado para defesa e também ataque, quando então funciona como um bumerangue. Feito de uma liga de dois metais que só existem no universo de quadrinhos da Marvel Comics, misturando o Adamantium, um metal muito mais duro que o diamante e superior ao titânio em resistência, e o Vibranium, que é capaz de absorver qualquer forma de energia, vibração ou impacto. Assim o escudo do Capitão América é indestrutivel e absorve o impacto e a força de tudo que lhe atinge. Como seu criador jamais conseguiu repetir a liga, tornou-se também único, usado como a única arma do paladino da justiça.

Principais Inimigos

Amigos e Aliados

Filmes

Em 1990 foi lançado um filme com o título Captain America, estrelando Matt Salinger no papel do personagem principal.
Para 2011 está previsto o lançamento de The First Avenger: Captain America.

Sinopse

Steve Rogers, um garoto franzino de família pobre, inspirado por uma propaganda que mostra a ascensão nazista na Europa alista-se no exército. No entanto, por conta de sua saúde frágil, é rejeitado. É então que aparece o General Chester Phillips, que oferece a Rogers a oportunidade de participar de um projeto experimental para criar um "supersoldado".

Elenco

Kevin Feige (produtor), Joe Johnston (diretor) e os atores Chris Evans e Hugo Weaving no Comic-Con de 2010.
TRILHA SONORA

1. Captain America Main Titles
2. Frozen Wasteland
3. Schmidt’s Treasure
4. Farewell to Bucky
5. Hydra Lab
6. Training The Supersoldier
7. Schmidt’s Story
8. VitaRays
9. Captain America “We Did It”
10. Kruger Chase
11. Hostage On The Pier
12. General’s Resign
13. Unauthorized Night Flight
14. Troop Liberation
15. Factory Inferno
16. Triumphant Return
17. Invader’s Montage
18. Hydra Train
19. “Rain Fire Upon Them”
20. Motorcycle Mayhem
21. Invasion
22. Fight On The Flight Deck
23. “This Is My Choice”
24. Passage Of Time
25. Captain America
26. Star Spangled Man (Music by Alan Menken and Lyrics by David Zippel)
27. Captain America March

Nenhum comentário:

Postar um comentário